O programa Castra Mais Paraná alcançou um marco histórico ao realizar cerca de 20 mil castrações gratuitas de cães e gatos em 2024 e para este ano de 2025, a meta é dobrar o número de castrações. A expansão do programa idealizado e custeado pelo deputado federal Delegado Matheus Laiola, por meio de suas emendas parlamentares, é fundamental para garantir que cada vez mais animais tenham acesso ao serviço.
Um programa inovador que percorreu 26 localidades paranaenses no ano passado, demonstra o compromisso com o bem-estar animal e a saúde pública. "A castração é um ato de amor e responsabilidade. Ao castrar os animais de estimação, garantimos uma vida mais saudável e feliz, além de contribuir para um futuro melhor para todos”, explica o deputado federal Delegado Matheus Laiola.
Os procedimentos são feitos por médicos veterinários especializados, em um ônibus totalmente equipado e preparado para as castrações. A ação faz parte do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, promovido pelo Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais (DPDA), da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBIO), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A castração é um procedimento simples e seguro que traz inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar dos animais. Além de prevenir doenças graves, como o câncer de mama em cadelas e o câncer de testículo em cães machos, ela também contribui para um comportamento mais tranquilo e dócil, facilitando a convivência com outros animais e com a família. Ao reduzir o instinto reprodutivo, a castração diminui a incidência de fugas e de brigas, tornando os animais mais tranquilos. E o melhor de tudo: é um ato de responsabilidade que ajuda a controlar a população de animais de rua e a reduzir o sofrimento de tantos animais abandonados.
Como participar do Castra + Paraná
Para participar do programa e cadastrar cachorros e gatos para castração gratuita, é necessário conferir as localidades onde o ônibus estará estacionado para realizar os procedimentos e fazer um cadastro antecipado, incluindo os dados do tutor e do pet.
Os cães e gatos devem estar em jejum de oito horas antes da cirurgia, e os tutores precisam estar presentes durante o procedimento, que pode durar entre 30 minutos e duas horas. Após a cirurgia, os animais recebem gratuitamente um microchip subcutâneo com os dados do tutor, além de roupa cirúrgica, cone de proteção e medicamentos necessários para a recuperação.
Para mais informações e para realizar o cadastro, acesse o site do Castra + Paraná: www.castramaisparana.com.br
Comentários