O projeto Leituras Urbanas terá mais uma atividade cultural gratuita. Dessa vez, a atriz e escritora Lilyan de Souza vai conduzir a oficina Escritas Para a Infância que acontece nos dias 25 de outubro, 1º e 8 de novembro, das 8h30 às 11h30, no Farol do Saber Gibran Khalil Gibran [Av. João Gualberto, 141, Centro Cívico, Curitiba].
As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser feitas pelo link https://encurtador.com.br/mBug8 Quem participar dos três encontros poderá obter o certificado de participação.
Atividades
A oficina de escrita é direcionada a todas pessoas acima de 16 anos, interessadas em escrita para infância. O livro de literatura infanto-juvenil atende plenamente outros públicos e leitores que conseguem extrair dessas obras leituras com igual agrado e potencial criativo, pois estes livros também são imbuídos de qualidade estética e literária.
“Vamos sugerir um passeio literário sobre as diferentes formas, estilos, temáticas e abordagens que as obras nos propiciam. Haverá aplicações práticas de exercícios de escrita e elaboração de narrativas infanto-juvenis”, explica Lilyan de Souza.
Com atividades de leituras, análises, discussões e pensamentos críticos de diversos livros, também haverá experimentações poéticas de escrita.
Análise reflexiva
Segundo Lilyan, a relação entre o que se lê, o que se vive, o que se sonha e o que se teme é o resultado do que pode ser escrito - mesmo para a infância - acessando nossas memórias, vivências, imaginário individual e coletivo.
“Essa análise reflexiva e indagativa sobre a natureza da criação literária, da construção de linguagem, voz e autoria é muito importante. Por isso, a leitura serve como estímulo para a criação e fruição dos textos a serem produzidos”, complementa a atriz e escritora.
Incentivo à leitura
A oficina Escritas Para a Infância integra o projeto cultural Leituras Urbanas; que está na segunda edição, começou em julho e vai até novembro de 2024 com um conjunto de atrações gratuitas de incentivo ao livro, à leitura e à literatura, em diversos espaços públicos de Curitiba. As ações estão acontecendo nas Casas de Leituras, Farol do Saber e Biblioteca Pública do Paraná.
Nas dez Regionais de Curitiba - que ficam no Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, CIC, Fazendinha/Portão, Matriz, Pinheirinho, Santa Felicidade e Tatuquara –estão sendo realizadas 200 rodas de leitura.
“Com todas essas atividades, estamos descentralizando as ações culturais para que estudantes e moradores interajam com os autores – que são reconhecidos nacionalmente - e tenham acesso a conteúdo de elevada qualidade. Nossa meta é alcançar mais de 20 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos”, explica o coordenador do Leituras Urbanas e produtor cultural, Cristiano Nagel.
O projeto Leituras Urbanas é viabilizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e tem o apoio da Universidade Positivo e do Colégio Positivo. Entre os mediadores de leitura que coordenam as ações estão a atriz e escritora Lilyan de Souza, Cristiano Nagel, Carla Viccini e Alana Albinati.
Serviço
O que: oficina Escritas Para a Infância com a atriz e escritora Lilyan de Souza
Quando: Dias 25 de outubro, 1º e 8 de novembro, das 8h30 às 11h30
Onde: Farol do Saber Gibran Khalil Gibran [Av. João Gualberto, 141, Centro Cívico, Curitiba]
Quanto: Gratuito
Onde fazer as inscrições: As vagas são limitadas e as inscrições já podem ser feitas pelo link https://encurtador.com.br/mBug8 Quem participar dos três encontros poderá obter o certificado de participação.
Crédito da foto: SMC-PMC
Comentários