O número de inscritos no Enem 2024 ultrapassou 5 milhões, a maior participação desde 2020. Considerado o principal vestibular brasileiro, o Exame Nacional do Ensino Médio facilita o acesso dos estudantes ao ensino superior em universidades públicas e privadas. As provas estão marcadas para os dias 3/11 e 10/11 em todo o país.
Ter uma boa colocação no Enem é fundamental, mas a concorrência é grande. No Brasil, segundo pesquisa do Instituto Semesp divulgada no final do ano passado, 80% dos jovens brasileiros planejam fazer uma faculdade. Para metade deles, a graduação é considerada importante para conseguir um emprego na área desejada.
No UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – o Enem é uma das portas de entrada na graduação, inclusive para quem deseja uma bolsa de estudos. A inscrição é fácil e não depende da nota obtida em 2024. Quem quiser se antecipar pode fazer a inscrição usando a nota das últimas dez edições do exame.
Segundo a diretora do UniCuritiba, Larissa Albuquerque Dutra, essa é uma forma de democratizar o acesso à graduação, já que o candidato aproveita seu melhor desempenho no ENEM sem que tenha que esperar a divulgação dos resultados deste ano.
Para fazer a inscrição no UniCuritiba usando a nota do Enem, basta acessar o site www.unicuritiba.edu.br/enem, escolher o curso, preencher a ficha de inscrição, separar os documentos solicitados e agendar a matrícula.
Com as notas do Enem, os estudantes também podem acessar programas do Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
De acordo com a pesquisa do Instituto Semesp, mais de 30% dos estudantes brasileiros pretendem fazer uma graduação com bolsa de estudo. O ProUni é concedido de acordo com a renda familiar do aluno. Quanto melhor a nota no Enem, maior a chance de obter o benefício.
A pontuação mínima para pleitear o ProUni é de 450 pontos no Enem. O estudante não pode ter zerado a redação e deve ter cursado o ensino médio em escola pública ou como bolsista em escola particular. Outra possibilidade é o financiamento estudantil (Fies). Neste caso, o estudante inicia o pagamento das parcelas apenas depois de formado.
Larissa Albuquerque Dutra lembra que o UniCuritiba tem conceito máximo (nota 5) no MEC e além do vestibular tradicional e das notas do Enem, os estudantes têm outras formas de ingresso na instituição: entrada simplificada, segunda graduação ou transferência externa. O processo de inscrição para o semestre 2025.1 está aberto. As aulas têm início em fevereiro de 2025.
Dicas para ir bem no Enem
Para ajudar os candidatos que vão fazer as provas do Enem pela primeira vez, o professor de Psicologia do UniCuritiba, Guilherme Alcântara Ramos, dá algumas dicas.
1. Autoconfiança: se você estudou, confie nos seus conhecimentos, mantenha o foco nos objetivos e acredite no seu potencial.
2. Autocontrole emocional: antes da prova, faça exercícios de respiração para controlar o nervosismo. Não deixe que a ansiedade atrapalhe o seu desempenho.
3. Estratégia: não vire a noite estudando ou passe a véspera da prova debruçado nos livros e apostilas. Relaxar é necessário. Oxigene a mente e dê espaço para o conhecimento fluir naturalmente.
4. Descanso para a mente: evite consumir muito conteúdo de tela (internet ou televisão) na véspera da prova. Alivie a carga mental e o desgaste visual antes do teste.
5. Gerenciamento do tempo: administre o tempo de prova. É importante se planejar e ficar atento ao horário para conseguir responder todas as questões no prazo.
6. Alimentação e hidratação: antes da prova, faça uma refeição leve. Evite frituras ou condimentos que podem causar mal-estar. Para o período de prova, leve um lanche (fruta, biscoito, chocolate ou barra de cereal) e água. É importante se manter hidratado.
7. Domínio das emoções: se você ficar nervoso enquanto responde às questões, respire fundo. Se precisar, faça uma pausa de 2 ou 3 minutos e retome a prova.
Comentários