O conceito de medicina preventiva é recente, data de meados do século 20, e ampliou a visão médica ao promover práticas para evitar doenças e melhorar a qualidade de vida. No Brasil, a Política de Prevenção à Saúde foi instituída apenas em 2006 mas antes disso, o Hospital Cardiológico Costantini, em Curitiba, já atuava com esta premissa.
Em 2004, o hospital realizou a primeira Caminhada do Coração, como forma de incentivar a atividade física para assegurar uma boa saúde. O combate ao sedentarismo é um dos principais pilares da instituição, que ainda mantém o Clube e a Academia do Coração, com atividades de prevenção ininterruptas.
Este ano, a 20° edição da Caminhada do Coração consolida a ação como um dos maiores eventos públicos temáticos e gratuitos do País. No dia 29 de setembro, domingo, a expectativa da organização ;e ultrapassar a marca de 7 mil participantes, registrados na última edição.
Com um percurso de quatro quilômetros, a caminhada começa na Praça do Japão, no Batel, e segue até o Parque Barigui. A largada está marcada para às 9 horas, mas os participantes são convidados a se reunir na Praça do Japão a partir das 7h30 para alongamentos e aquecimento, conduzidos por profissionais de educação física.
Nestas duas décadas de realização do evento mais de 100 mil pessoas já caminharam pela causa. Conscientizar a população sobre a importância de combater o sedentarismo é fundamental, já que Cardiomêtro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, aponta 288 mil mortes por doenças do coração no país. Para o fisioterapeuta Rafael de Macedo, pela Academia do Coração, localizada dentro do Hospital Costantini, essa é uma oportunidade de estar próximo à comunidade e conscientizar sobre a eficácia de hábitos saudáveis.
“O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para as doenças do coração. Por isso, a caminhada tem esse apelo popular de incentivar as famílias, unindo gerações, e reforçando a importância dos exercícios físicos na prevenção de patologias cardíacas”, diz.
Além de promover a atividade física, o evento destaca a importância de hábitos saudáveis para a saúde, inclusive, do coração, com orientações de profissionais do Hospital Costantini ao longo do trajeto. Para participar, não é necessário fazer inscrição, basta comparecer no local e aproveitar esse momento de integração e cuidado com a saúde.
SERVIÇO
Data: 29 de Setembro de 2024
Horário da Largada: 9 horas
Largada: Praça do Japão
Chegada: Parque Barigui
Trajeto: 4,5 km
Comentários