Aprovada no final do ano passado, a Reforma Tributária continua em pauta em 2024. Pelo menos 70 dispositivos precisam de regulamentação e o Congresso já anunciou que essa será uma das prioridades do ano em Brasília. Entre os pontos estão o imposto zerado para os itens da cesta básica, cashback para a conta de luz e gás de cozinha e o Imposto Seletivo sobre produtos nocivos à saúde ou ao meio ambiente.
Ainda que o objetivo do governo seja simplificar e facilitar o complexo sistema tributário brasileiro, o novo modelo de arrecadação de tributos – que passará por um período de transição até 2033 – ainda é uma incógnita para a maioria dos brasileiros.
Para ajudar no entendimento das mudanças, o UniCuritiba – instituição que integra a Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país – promoverá nos dias 18, 19 e 20 de março o Ciclo de Debates sobre a Reforma Tributária. O evento conta com o apoio do Instituto de Direito Tributário do Paraná.
Durante três noites, das 19h às 20h35, especialistas vão se reunir no auditório do UniCuritiba (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças) para discutir o assunto. O Ciclo de Debates sobre a Reforma Tributária é aberto ao público e gratuito, mas as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/ciclo-de-debates-sobre-a-reforma-tributaria-no-unicuritiba__2368908).
Doutora em Direito e especialista em Direito Tributário, a professora do UniCuritiba, Natália Dib, explica que cada painel terá duração de 1h35, com a participação de dois palestrantes e um debatedor. Os quinze minutos finais serão abertos para as perguntas do público.
Comentários