Volta às aulas: a importância dos combinados em sala de aula

 


Em fevereiro, a maior parte das escolas em todo o país volta às salas de aula para mais um ano letivo. E garantir o engajamento dos estudantes durante essa retomada é fundamental para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem, o que exige alguma prática e muita técnica por parte dos professores. Uma das formas de fazer isso é estabelecer os famosos combinados, logo no início do período letivo. Os combinados ou contratos pedagógicos são acordos estabelecidos entre professores e alunos com o objetivo de garantir um ambiente de aprendizado positivo e seguro. Esses acordos contribuem para melhorar o relacionamento entre as partes, promovendo a construção de um ambiente pautado pela confiança e respeito mútuo. Eles definem as regras de convivência, os deveres e direitos - tanto dos alunos, quanto do professor, orientando o funcionamento adequado da sala de aula. “Eles contribuem ainda para aprimorar a comunicação e o relacionamento entre professores e alunos, estabelecer expectativas claras e alinhadas, promover a autonomia e a responsabilidade dos estudantes, além de prevenir conflitos e facilitar a resolução de problemas”, enumera a mestre em Educação, Ana Lívia Baptistella Araújo..

Segundo ela, a construção dos combinados deve ser um processo participativo, envolvendo professores e alunos. “É importante que os alunos participem ativamente das discussões e da elaboração das regras, permitindo que se sintam parte integrante do processo e assumam a responsabilidade pelo cumprimento dessas normas”, explica. Ela sugere iniciar a discussão com uma pergunta aberta, como “o que vocês acham que é importante para um bom ambiente de sala de aula?”. Além de ouvir atentamente as opiniões dos alunos, a educadora aconselha registrar as ideias apresentadas, compartilhar as próprias sugestões e, por fim, concluir a discussão com a elaboração de um documento escrito, assinado por todos os participantes.

De acordo com a consultora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Valquíria Alves, as regras de convivência devem ser elaboradas de forma participativa, para que os alunos se sintam parte integrante do processo e se responsabilizem por cumpri-las. “É essencial revisar periodicamente esses combinados para garantir que ainda sejam adequados à realidade da sala de aula”, lembra. A revisão também deve contar com a participação ativa dos alunos, assegurando que eles se sintam envolvidos na atividade e assumam a responsabilidade por cumprir o que foi acertado. “Assim, tanto professores, quanto alunos podem contribuir para a criação de um ambiente de aprendizado onde todos possam aprender e se desenvolver”, ressalta Valquíria.

Ana Lívia Baptistella Araújo foi a convidada do episódio 68 do podcast PodAprender, produzido pela Aprende Brasil Educação, cujo tema foi a importância dos combinados em sala de aula. Todos os episódios do PodAprender estão disponíveis gratuitamente no site (aprendebrasil.com.br) e nas plataformas Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, além de estarem presentes nos principais agregadores de podcasts do Brasil.

 

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