A contação de história é uma forma lúdica de transmitir conhecimentos, além de um poderoso estímulo à imaginação. Também é considerada uma das maneiras mais antigas de propagação de valores dados como necessários para o estabelecimento de uma convivência harmoniosa entre os humanos. Ou seja, a contação de história é mais do que uma ação educativa prazerosa, pois ela proporciona uma compreensão mais abrangente do mundo e auxilia na construção de identidades culturais via memória oral.
Apaixonada pelo mundo literário desde muito nova, a escritora infantil Alessandra Pereira Louzada, indicada ao maior prêmio literário do país, o Prêmio Jabuti, está trazendo toda essa paixão para as crianças.
“A prática da leitura desde a infância desenvolve a concentração, a memória, o raciocínio, estimula a linguagem, a ampliação do vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário. Na contação de histórias, costumo dizer às crianças, que o conhecimento é a ferramenta mais poderosa que nós temos e ele não pode ficar preso nas páginas de um livro, para isso é preciso: 1. Ler o livro, 2. Libertar o conhecimento, 3. Refletir sobre o aprendizado do livro, 4. Colocar em prática os ensinamentos e 5. Transformar sua vida e das pessoas a sua volta”, explica a Alessandra.
Com duas obras publicas “O Ladrão de Flores” e “A Dona Formiga e o Senhor Leão”, Alessandra trouxe a magia do mundo infantil para as crianças do Centro Espírita Antônio de Pádua (CEAP) e da Capa dos Pobres (Capa).
Confira mais sobre a autora e suas obras no https://www.alessandrapereiralouzada.com.br.
Comentários