A maioria dos imigrantes vem da Venezuela, Haiti, Paraguai, Argentina e Colômbia. O problema é que nem sempre é fácil encontrar emprego e recomeçar a vida. Para ajudar quem deseja empreender, o UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – e o Sebrae/PR promovem no dia 6/12, das 19h30 às 21h, a palestra “Como ser MEI na prática”.
A inscrição é gratuita e pode ser feita em https://forms.office.com/r/rQNm1NsQVi. Os inscritos receberão um link de acesso para participar do workshop, que será online via Microsoft Teams.
Consultora nas áreas de Empreendedorismo e Recursos Humanos e professora de Gestão e Negócios do UniCuritiba, Helaine Badia diz que a palestra com especialistas do Sebrae/PR vai ensinar como se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). “Nossa intenção é fomentar o empreendedorismo e mostrar a esse público que uma forma de gerar renda é abrindo o próprio negócio.”
Desde 2021, o UniCuritiba ajuda imigrantes em busca de emprego. Por meio do projeto Connect, estudantes voluntários auxiliam estrangeiros na elaboração de currículos e promovem workshops sobre processos seletivos, locais onde procurar emprego de forma segura, particularidades do mercado de trabalho brasileiro e como se portar em entrevistas de emprego. Mais de 60 empresas são parceiras do projeto e, quando há vagas, acessam o banco de talentos do Connect.
Segundo a professora Helaine Badia, os currículos são maravilhosos. “Muitos imigrantes têm excelente formação, são altamente capacitados e têm soft skills e hard skills bem desenvolvidas, mas ainda assim encontram dificuldades em se inserir no mercado de trabalho brasileiro, bastante acirrado. Foi por isso que decidimos mostrar o empreendedorismo como opção.”
A palestra “Como ser MEI na prática” será realizada em parceria entre o UniCuritiba e o Sebrae/PR e conta com o apoio da Ação Social Irmandade sem Fronteiras e da MEU – Mulheres Emigrantes Unidas.
Cartilha Trabalhista
Além dos atendimentos individualizados e dos workshops, o UniCuritiba atua em outras frentes para auxiliar imigrantes e refugiados. Um exemplo é publicação da Cartilha Trabalhista, resultado da parceria entre o projeto Connect e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello. O documento auxilia no entendimento sobre o mercado de trabalho brasileiro.
A primeira edição está disponível em quatro idiomas e traz dicas sobre como produzir um bom currículo em português, como se sair bem em processos seletivos, onde buscar emprego no Paraná e quais os direitos e deveres do trabalhador migrante no Brasil. Para consultar ou fazer o download da cartilha basta acessar https://bit.ly/3hJVKGu
Os imigrantes interessados em conhecer o projeto Connect podem acessar o Instagram (@projeto.connect) e enviar uma mensagem no direct. Outra forma é mandar um e-mail com o assunto “Quero saber mais” para contato.projetoconnect@gmail.com.
SERVIÇO
O quê: palestra “Como ser MEI na prática”
Quando: 6/12 (quarta-feira), das 19h30 às 21h
Quanto: gratuito
Onde: online, via Microsoft Teams
Como: para participar, basta se inscrever em https://forms.office.com/r/rQNm1NsQVi.
Comentários