O segmento pet é um dos que mais cresce no mundo; de acordo com pesquisa (2023) da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), somente no Brasil há uma população de 167,6 milhões de animais de estimação, dos quais 67,8 milhões são cães, representando um crescimento médio de 3,6% nos últimos 2 anos, com faturamento anual que já ultrapassa 42 bilhões. O Brasil é hoje o 3º país do mundo em população pet.
A relevância do segmento pet para o turismo
A relevância do segmento está tão evidente que na 7ª edição do Salão do Turismo, realizado em Brasília (DF), no último sábado (16), umas das “Iniciativas de Destaque” premiada pelo Ministério do Turismo foi a Cãomigo, agência de turismo pet friendly que está há 6 anos no segmento de viagens, trilhas e passeios para tutores acompanhados de seus cães.
Atuando inicialmente nos estados de São Paulo e Minas Gerais, a agência vem desenvolvendo expansão nacional de seu modelo de trabalho por meio do projeto “Multiplicadores Cãomigo”, reconhecido pelo prêmio de 2º lugar na categoria “Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo”. A proposta de multiplicar um modelo já validado para oferecer ao público pet friendly experiências junto com seus cães oportuniza a agências de turismo de todo Brasil ingressar num segmento que já não é mais tendência e sim realidade, e esse reconhecimento pelo Ministério do Turismo reforça a importância desse nicho no turismo nacional, afirma Sharlene Irente Saito, fundadora da agência.
Nesses anos de atuação, a agência Cãomigo já atendeu mais de 500 cães com seus tutores. O diferencial da agência é o acolhimento e a segurança de passeios e viagens planejadas e organizadas para grupos, contando com equipe especializada tanto para o atendimento dos tutores quanto dos cães, possibilitando que famílias multiespécie ou mesmo pessoas sozinhas possam realizar as atividades sem medo, relata Maria Paula Mäder, sócia na agência Cãomigo.
A principal e mais concorrida premiação nacional do turismo
Com o tema “Turismo Transformando Vidas” concorreram mais de 300 iniciativas, em 10 categorias, e 30 delas foram destacadas como as melhores práticas, segundo uma comissão julgadora de representantes públicos e privados do segmento, recebendo troféus de 1º, 2º e 3º lugar.
O prêmio nacional destacou iniciativas nas categorias 1) Governança e Gestão do Turismo; 2) Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; 3) Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; 4) Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo ; 5) Valorização do Patrimônio Cultural no Turismo; 6) Valorização do Patrimônio Natural no Turismo; 7) Formação e Inserção Produtiva de Pessoas no Turismo; 8) Promoção e Marketing no Turismo; 9) Turismo de Base Comunitária e Turismo Social e 10) Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo.
A 7ª edição do Salão do Turismo foi promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o SESC, o SENAC e o Sebrae Nacional.
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