Conduzida pela turismóloga e empreendedora Meroly Felizardo, criadora da pioneira Emporium Handmade, a Mercatto nasceu com o propósito de oferecer uma alternativa de consumo consciente, fortalecendo o mercado autoral e valorizando o que é produzido localmente e no Brasil. “É uma feira que se preocupa em destacar o talento e a criatividade dos artistas, proporcionando uma experiência de compra com propósito ao consumidor”, afirma Meroly.
Para aqueles que ainda não conhecem a qualidade das feiras produzidas pela Emporium Handmade, a Mercatto Autoral será mais um espaço de descobertas, com marcas autorais de alto nível. Muitas estão nascendo, o que firma sua posição de incubadora de novas marcas. As opções incluem produtos para decoração, pets, roupas e acessórios, velas e cosméticos naturais, brinquedos seguros, decoração de Natal e comidas, que podem ser consumidas no local ou levadas para casa.
Esta é a primeira vez que a Mercatto será realizada na Casa de Pedra, localizada no coração do Batel. A ideia é que os dois dias do encontro sejam de celebração e descontração, com o intercâmbio entre o público e os criadores. “Também teremos apresentações culturais e rodas de conversa para empreendedoras, tornando a feira um encontro agradável e dinâmico para pessoas de todas as idades.”
Diversidade e inclusão
Mãe e empreendedora de raízes africanas, Meroly Felizardo tem atuado nos últimos dez anos como aglutinadora cultural e agregadora de marcas criativas. Para fortalecer e marcar as ações afirmativas que sempre fizeram parte das feiras, a Mercatto disponibiliza a partir dessa edição vagas afirmativas para empreendedores pretos. “Nosso objetivo é ampliar as oportunidades para todos os talentos e dar espaço para vozes que muitas vezes são menos ouvidas”, afirma Meroly.
Programação paralela
Para as crianças, o duo João Carlos e Carolina Chianello, que forma o Papel Dobrado (@papeldobra.mus), faz uma apresentação cheia de músicas e danças afetivas no sábado, às 14h, e no domingo às 13h30.
Para descontrair, a duo autoral de MPB As Marias (@asmariasduo) faz uma apresentação no sábado, às 13h30, e o Deu Jazz (@deujazzzz) faz um show recheado de improvisos com pitada de música brasileira e latin jazz, também no sábado, às 16h30.
No domingo às 15 horas, o grupo de palhaços Circo Rodado apresenta um esquete de palhaçaria clássica, atualizando-as ao contexto e às questões contemporâneas.
Duas importantes conversas estão marcadas para o domingo. Das 11h30 às 13h, será realizada a roda de conversa Ousadas & Prósperas. No encontro, a escritora, orientadora e psicopedagoga Alethea Silveira e a mentora de empreendedoras Mariana Nichele ensinam de uma maneira leve e divertida técnicas para fazer os pequenos negócios crescerem. Às 16h30, a roda de conversa Resistência Feminina vai debater se a divisão social de tarefas como conhecemos ainda funciona com a jornalista Letícia Costa e a historiadora Máira Nunes.
Comentários