Cerca de 44 municípios paranaenses estão recebendo kits contendo material de apoio para estudantes que vão prestar, em outubro, uma das principais formas de diagnóstico da Educação Básica brasileira. Realizado a cada dois anos, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) compõe a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribui para a formulação de políticas públicas voltadas ao ensino e aprendizagem.
Dentro dos kits do projeto “Você pode fazer isto!”, os estudantes encontram um cartão para soltar a imaginação com desenhos, textos e outras formas de expressão. O objetivo é que os alunos que já passaram pelo Saeb possam estimular e ajudar aqueles que ainda vão prestar a avaliação. “Sabemos o quanto a prova Saeb é importante e quão tenso pode ser esse momento para os estudantes. Por isso, pensamos em promover a integração entre os colegas da mesma escola, de modo a incentivar aqueles que estarão diante dessa tão importante avaliação este ano”, explica Damila Bonato, gerente de marketing e produto da Aprende Brasil Educação.
O alvo da ação são os alunos do Ensino Fundamental. “O Saeb é, hoje, a principal ferramenta para medir a qualidade do ensino, da Educação Infantil até o Ensino Médio. Esse apoio aos estudantes é fundamental para que eles cheguem ao dia da prova tranquilos e seguros dos conteúdos que foram trabalhados com eles em sala de aula. Mais que bons resultados, consideramos fundamental garantir que eles não fiquem nervosos com a avaliação”, completa Damila.
Marcado para o período entre 23 de outubro e 10 de novembro, o Saeb 2023 tem provas de Matemática e Língua Portuguesa aplicadas a estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Já as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza se aplicam a estudantes do 5º e 9º anos por amostragem. Por fim, algumas instituições de Educação Infantil também respondem a questionários. O Saeb é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Comentários