Tecnologia para mensurar o resultado das empresas

A cada dia que passa, fica mais evidente a necessidade dos executivos de visualizar, manipular e analisar com facilidade os indicadores de suas empresas. A partir deste fato, desenvolveram-se diversas tecnologias capazes de transformar informação e conhecimento em vantagem competitiva e benefícios diretos de negócio. Essa tecnologia é chamada de Business Intelligence.
As aplicações de inteligência corporativa são ferramentas de suporte à decisão que habilitam, em tempo real, acesso interativo, análise e manipulação de informações de missão crítica. “Com elas, os executivos identificam oportunidades de negócios e problemas da empresa, fazem análises de relacionamentos, conhecem os indicadores de desempenho da empresa e as tendências do mercado em que atua. Enfim, quando se aplica Business Intelligence em grandes repositórios de dados estáticos, eles se transformam em um recurso estratégico e dinâmico”, explica a consultora de Marketing Nelise Zymberg.
A consultora diz que as aplicações de Business Intelligence permitem que sejam feitas análises executivas sobre todos os dados gerados e armazenados dentro de uma empresa. “Essas análises acontecem online e permitem que o usuário selecione os relatórios de que precisa, navegue em diferentes níveis hierárquicos, realize troca de eixos de análise e selecione os indicadores de seu interesse naquele momento. Muito simples, visto que essas operações permitem que perguntas que surgem diariamente numa empresa sejam rapidamente respondidas”.
Cada vez se torna mais imprescindível coletar e analisar todos os tipos possíveis de informação corporativa. “É necessário que, em um mesmo lugar, estejam armazenadas informações estruturadas (base de dados) e não-estruturadas (documentos, apresentações e vídeos) gerados dentro da empresa, além de dados secundários (mercado). Além de estarem acessíveis, estas informações devem se inter-relacionar de maneira simples, para que, rapidamente, seja possível transformar dados em informações e informações em estratégias de negócios para o executivo”, finaliza Nelise.

Comentários